terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Carnaval 44

Terça-feira de carnaval, os festejos quase no fim, e até agora tem muita gente resmungando, reclamando, e soltando todo tipo de impropério contra a folia de Momo.

Se sempre soubemos que o Brasil é o país do carnaval, o fenômeno das redes sociais mostra-nos que muita, mas muita gente mesmo, odeia esse período do ano. É comum postarem vídeos como este, em que uma jornalista do SBT, desanca o carnaval. Pois é, estamos carentes até de anti-heróis.

Se por um lado, alguns aspectos dos anti-carnaval são realmente convincentes, como o fato da festa ser utilizada para fazer as pessoas esquecerem dos problemas político-econômico-sociais, também é verdade que além de ser realmente contagiante pra quem gosta e participa ativamente, o carnaval incorpora diversos elementos culturais brasileiros já tradicionais. Elementos esses que dialogam com a sociedade ao longo do ano e não apenas no carnaval. E aí, a famosa frase dos anti-carnaval que dizem ”por mim não haveria carnaval” fica só na teoria e imaginação mesmo. Como imaginar o Brasil sem samba, frevo e trio elétrico, ainda que sejam elementos distantes da cultura de alguns estados. Pois mesmo assim, não vejo Portela, Galo da Madrugada e Ilê Ayiê apagados dos nossos dias.

Enfim, o carnaval de fato, possui aspectos positivos e negativos, não dá pra ser 8 ou 80, o lance é somar e dividir por 2, e pra quem gosta, aproveitar a festa tendo consciência de suas imperfeições e consequências, e quem não gosta se refugiar em algum canto paradisíaco ou em casa mesmo, sabendo que não dá para cercear manifestações populares conforme vontade pessoal, porque afinal, vai passar nessa avenida um samba popular...

2 comentários:

  1. Muito interessante o texto. Seguindo aqui :)

    http://thebookofmydreams.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, querido Peixinho!

    Pois... O carnaval está bem corrompido, infelizmente. E eu tenho que concordar com a jornalista do SBT. As coisas estão muito ruins e o carnaval, infelizmente, está muito, muito fora do contexto da alegria pura.

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir

Quem não tiver perfil no blogger/google, clique na caixinha e selecione a opção anônimo. Podendo se identificar no corpo da mensagem. Abraços!