sábado, 5 de fevereiro de 2011

Cadê a música brasileira que estava aqui?

De volta! Digamos que o blog entrou numa espécie de férias no mês de janeiro. Não foi bem isso, mas fica bacana falar que foi. E nesse tempo todo, como sempre, o mundo ao nosso redor oferece diversos motivos para nos questionarmos sobre uma série de coisas. E um dos questionamentos que não sai da minha cabeça é: o que aconteceu com a música brasileira?

Tive a infelicidade de dar uma olhada no famigerado Show da Virada, da Rede Globo(pois é, meu reveillon não foi dos mais “bombados”), e comecei a me fazer essa pergunta. Pelo que vi, todos os artistas, independente do estilo, estão interessados unicamente em professar as dores de amores perfeitos que se despedaçam. Oh,que lindo. Quanto a sonoridade, não há uma única coisa nova, diferente, já há muitos anos. Apostam sempre no mais simples e popularesco possível. Pra quem não sabe, popularesco é diferente de popular,ok.

Onde estão as músicas mais ácidas, críticas, que nos fazem repensar uma série de coisas,ou onde estão as músicas com senso de humor, engraçadas, mas sem ser de mal gosto. Até o nosso pop-rock, pelo menos o mais midiático, é de uma melancolia dispensável,ao contrário do jovem despudor de outrora. Cadê o tradicional discurso poético dos nossos compositores de MPB, acabou?

Eu gostaria muito de ouvir hoje em dia, uma música que viesse para balançar o coreto da mesmice, uma música como Arrombou a Festa, da Rita Lee. Inclusive, a própria Rita ta meio paradona também, mas já aprontou um bocado. Nesta música de 1976, ela satiriza e questiona figurões da MPB, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Raul Seixas, Roberto Carlos, dentre outtras estrelas da época.

Já imaginaram hoje em dia, alguém chegar e fazer uma música criticando Victor e Leo, Luan Santana, Ivete Sangalo, Capital Inicial e etc. Infelizmente não consigo vislumbrar isso nem a médio prazo. Quando o assunto é música brasileira, a sensação que temos é que a novidade, o inusitado, o revolucionário, é aquilo que já passou. Clique no play, veja o clipe e se pergunte o que aconteceu com a música popular brasileira.




Música: Arrombou a Festa
Artista; Rita Lee
Composição: Rita Lee/Paulo Coelho

Ai, ai, meu Deus, o que foi que aconteceu

Com a música popular brasileira?
Todos falam sério, todos eles levam a sério
Mas esse sério me parece brincadeira


Benito lá de Paula com o amigo Charlie Brown
Revive em nosso tempo o velho e chato Simonal
Martinho vem da Vila lá do fundo do quintal
Tornando diferente aquela coisa sempre igual
Um tal de Raul Seixas vem de disco voador
E Gil vai refazendo seu xodó com muito amor
Dez anos e Roberto não mudou de profissão
Na festa de arromba ainda está com seu carrão
Parei pra pesquisar


Ai, ai, meu Deus, o que foi que aconteceu
Com a música popular brasileira?
Todos falam sério, todos eles levam a sério
Mas esse sério me parece brincadeira


O Odair José é o terror das empregadas
Distribuindo beijos, arranjando namoradas
Até o Chico Anísio já bateu pra tu batê
Pois faturar em música é mais fácil que em tevê
Celly Campello quase foi parar na rua
Pois esperavam dela mais que um banho de lua
E o mano Caetano tá pra lá do Teerã
De olho no sucesso da boutique da irmã

Bilú, bilú, fafá, faró, faró, tetéia

Severina e o filho da véia
A música popular brasileira

A música popular
Sou a garota papo firme que o Roberto falou
Da música popular...

4 comentários:

  1. cara otimo post e o blog inteiro é bom continue assim :)

    ResponderExcluir
  2. Rita Lee era fantástica! Na verdade, ainda é. Hoje em dia até mais. MAs nessa idade ela tinha um luz interessante

    ResponderExcluir
  3. Espetacular seu post. Mas a música, como toda forma de manifestação cultural,é reflexo do momento que se vive, e em tempos de democracia, demagogia e outras coisas fúteis, a música virou comercial demais, e passou a ter cada vez menos papel de formar opinião, de protestar e coisas do gênero.

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Peixinho!!! Que bom vê você lá pelo CQ&Sherlock! Obrigada!

    Simplesmente a música brasileira está fadada ao fracasso porque não há um cérebro nela! O que temos? Dinheiro! Ah, sempre ele... E quanto mais pessoas preguiçosas, mais essas procarias irão se proliferar até acabar com todo o legada que um dia a música brasileira teve! E esse show da Virada é uma sacagem sem TAMANHO! A Globo caiu, caiu, caiu... É UMA DROGA!!!!!

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir

Quem não tiver perfil no blogger/google, clique na caixinha e selecione a opção anônimo. Podendo se identificar no corpo da mensagem. Abraços!