quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

A dança dos que ficam parados

Na semana passada,  o prefeito eleito de Salvador, ACM Neto, se encontrou com os artistas da Axé Music para um evento, e dentre outras coisas, anunciou um segundo carnaval durante a Copa do Mundo de 2014, o que deixou os cantores felizes e sorridentes.

Ora, mas essa artistagem baiana é mesmo sui generis...

Os caras tem o status de ídolos, de representantes culturais de Salvador, são elogiados de forma até exagerada para os méritos artísticos de alguns deles e tal e coisa.
Aí Salvador vira um caos, com uma política administrativa que gerou destruição e decadência nos últimos anos, e o qual a reação dessa turma? nenhuma..

Em qualquer lugar do mundo, artistas e intelectuais são os primeiros a se posicionar quando a sua cidade/lugar passa por problemas. Nesses anos ingratos, não ouvimos desses grandes ídolos, uma crítica, uma fala contundente pedindo providencias, uma música de protesto que fosse, contra a forma de gerir a cidade. Nada.

Na eleição para prefeito, acirrada e polarizada, enquanto diversos setores da sociedade soteropolitana davam opiniões sobre os candidatos e apontavam caminhos para o futuro de Salvador, não ouvimos nenhum deles abrir a boca para dizer nada. Pelo contrário, continuaram esses anos todos cantando suas músicas que remetem Salvador como a “capital da alegria”, “terra da felicidade” e outros blablablas de verão, como se nada estivesse acontecendo.

Aí, quando já sabemos quem é o prefeito, e passamos a esperar ansiosos pelo que Neto vai fazer com o trânsito, com a saúde, com o asfalto, iluminação, lixo e transporte , essa turma aparece toda sorridente, posando para fotos com o novo prefeito, porque vão receber de presente mais um carnaval para ganhar ainda  mais dinheiro com essa felicidade plastificada em 4 ou 5 acordes.
Parafraseando o filósofo, cada povo tem os ídolos que merecem...

p.s. 1 isso nada tem a ver com a qualidade artística que possuem(nem todos...), mas sim com a atuação social que se espera de quem goza de tanto prestígio.


p.s.2 também não tem a ver com gostar ou não de 1 carnaval ou 2, e sim, com as posturas dessa turma perante a sociedade local e seus problemas.


p.s.3 atualizado em 28/03/2014. Pelo visto, ganharam e vão ganhar bem mais do que um carnaval extra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem não tiver perfil no blogger/google, clique na caixinha e selecione a opção anônimo. Podendo se identificar no corpo da mensagem. Abraços!