domingo, 18 de abril de 2010

Ê Filhos de Gandhy...

Após 2 meses do término do carnaval, olha o Gandhy aí por esse que vos bloga...



Toca o agogô, é o sinal, e dele sai um som mágico, metálico, místico. Assim lá vão eles, lá vamos nós, na batucada.
E começa a tradição,das estivas para o mundo, através das lentes, das câmeras,dos celulares, dos corações, das memórias, das lembranças.
E todo mundo quer ver, Oxossi também, Ogum orgulhoso. Iansã, Omolu, Xangô, todos desceram pra ver. Senhor do Bonfim fez o favor. O espetáculo é belo.
Abrindo caminhos, me sinto parte de uma nação, uma nação diferente, vitoriosa, admirada por todas as outras nações, todas as tribos.

Chegamos a praça, o poeta nos saúda, a avenida fica pequena, fica imensa, porque imensa é a vontade de emanar a paz. A utopia por um momento se transforma numa imensidão branca bordada de azul, é realidade, não há nada mais belo.
Ê...lá vai o Gandhy, olha o Gandhy aê, com mistérios na força de uma canção, embalando sossegadamente uma multidão. Ijexá. Pra que melhor, melhor não há.
Descendo a ladeira, subindo a ladeira, arrastando mercadores, cavaleiros, filhos do mundo inteiro. Tudo isso porque somos pacíficos, pedimos e ganhamos passagem. Em meio a tantos iguais e tantos diferentes, nos destacamos.
A essa altura, somos o centro, o alvo, todos os olhares estão sobre nós.
As crianças sorriem,os velhos se alegram, um colar vai para o ar, e a moça bonita na janela do prédio diz admirada:”obrigada”. Sedução. Também faz parte.
O sol arde, esfria, faz calor, a noite chega, mas continuamos obstinados, as vezes sem nem mesmo nos entender, sem entender o porque de ser tão comprometido com uma causa tão abstrata e tão fundamental para a convivência da humanidade.
Contradições. Mas basta se procurar. Olho para dentro, e vejo que estou em paz, comigo mesmo, com tudo ao redor, já valeu a pena.


E chega o fim do dia. Mais um dia e encontramos o mar. Outro dia, e acabou. Missão cumprida, mais um ciclo, mais uma evolução. Agora só no próximo ano, certeza de estar aqui não existe, porque a certeza em si é falha. Vontade, desde já, vontade de ficar em paz, e de compartilhar e espalhar essa paz por todos os cantos, com todos os cantos, todos os santos, todos os mantos. Ah,como é belo o meu manto, como é belo nosso Afoxé Filhos de Gandhy.


4 comentários:

  1. Aê Peixinho, salve salve os filhos de gandhy. Adorei o video do Gil.
    Boa semana pra ti, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia... gostei! Achi a musica meio triste...mas foi um bom post!

    ResponderExcluir
  3. Pena que muitas pessoas não entendam o significado do bloco filhos de gandhy...

    ResponderExcluir
  4. Alow,,, muito bom o blog, postagens muito bem inseridas... PArabéns

    ResponderExcluir

Quem não tiver perfil no blogger/google, clique na caixinha e selecione a opção anônimo. Podendo se identificar no corpo da mensagem. Abraços!