quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Bolor e Revolução

E vamos continuar tirando o bolor do blog e postar contra a blogosfera hostil as causas populares. Vamos falar sobre o Movimeno Estudantil.
Irei aqui postar contra a globalização, contra o imperialismo, contra a opressão burguesa, contra o PIG, contra EUA e Israel, contra o neoliberalismo, e claro, contra o capitalismo.
Espero com esse post conseguir acabar com os interesses empresariais, atender a demanda do proletariado, derrotar a mídia do capital, abolir a repressão policial do Estado, abolir o Estado, e claro, fazer a revolução socialista.
Vamos nos mobilizar e organizar boicotes, piquetes e invasões, mesmo contra a lei e sem o apoio da maioria, afim de garantir a pauta de reivindicações. E quem não concordar é um fascista reacionário direitista conservador...

Falando sério agora, chega um momento em que é preciso dizer que já deu, já era, que é preciso reformulação de idéias e métodos. E algumas coisas que vem acontecendo nos últimos meses nas universidades brasileiras dão mostras de que ou o movimento estudantil deixa o passado no passado, ou vai ficar cada vez mais deslegitimado e sendo tratado como um assunto aborrecido ou motivo de chacota perante a sociedade.

O jornalista Juca Kfouri definiu bem o episódio da invasão à reitoria da USP dizendo que aqueles estudantes “estavam com saudade de uma ditadura que não viveram”, e este vídeo aqui em que uma das estudantes faz referência aos berros, à época da ditadura, diz bem o que o ME procura já há muito tempo: lutar contra a ditadura, e se a mesma não existe, finge-se que existe, pois  parece que não se pode nunca largar o fetiche de revolucionário.
Muitas vezes, as causas são justas, ou são assuntos que no mínimo merecem sim, serem debatidos, discutidos, e refletidos. Mas ao invés disso, resolvem enveredar pela agressividade desmedida, truculência, invasão de salas de aula, pichações e depredações que só causam danos aos cofres públicos. Sem falar nos “estudantes profissionais” que não estudam e apenas seguem ordens partidárias, desperdiçando o dinheiro do contribuinte que.sustenta as universidades públicas.Hoje em dia e de forma irônica, poucas instituições são tão antiquadas quanto o Movimento Estudantil.“Mas você não sabe nada do movimento estudantil”, poderão dizer alguns. Sei sim, fiz parte dele durante um certo tempo...

A única coisa que ainda é legal no ME, é a trilha sonora, também antiga, mas nunca antiquada, até porque obras artísticas se bem feitas, ficam para sempre. Sei que é muita ironia, mas hoje em dia dá perfeitamente para cantar Apesar de Você do Chico Buarque para os revolucionários de butique das universidades brasileiras. Ah, o vídeo com o MPB-4 na antiga TV Tupi é uma pérola.



Composição: Chico Buarque
  
Amanhã vai ser outro dia
Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão
Viu?
Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar
Toda escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia
Eu pergunto a você onde vai se esconder
Da enorme euforia?
Como vai proibir
Quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando
E a gente se amando sem parar

Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros. Juro!
Todo esse amor reprimido
Esse grito contido
Esse samba no escuro

Você que inventou a tristeza
Ora tenha a fineza
De "desinventar"
Você vai pagar, e é dobrado
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar

Apesar de você...
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria

Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença

E eu vou morrer de rir
E esse dia há de vir
Antes do que você pensa
Apesar de você...
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia

Como vai se explicar
Vendo o céu clarear, de repente
Impunemente?
Como vai abafar
Nosso coro a cantar
Na sua frente
Apesar de você...
Você vai se dar mal, etc e tal
La, laiá, la laiá, la laiá

3 comentários:

  1. pelo que eu li sobre esse assunto da rebelião, e li muito
    galera quer fumar maconha e tirar lugar de quem quer estudar
    bom seria se o ME lutasse por algo que vale a pena, assim como fez com as diretas, há muitos anos atrás

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Curti o seu blog, estou seguindo :D
    http://leituradaestante.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Quem não tiver perfil no blogger/google, clique na caixinha e selecione a opção anônimo. Podendo se identificar no corpo da mensagem. Abraços!