segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O Peixe Antenado não é do seu tempo

Você fala brincando com alguém, que ele está agindo tal qual Don Corleone, e o cara não sabe do que  se trata. Aí você diz que se trata do filme O Poderoso Chefão, clássico cinematográfico de 1972, e o sujeito responde: "ah, não é do meu tempo".

Você fala que  estava curtindo o disco Acabou Chorare dos Novos Baianos, por coincidência, também de 1972, e o interlocutor..."não é do meu tempo".

1972 foi mais legal que 2013, pelo visto.

Sempre que ouço essa odiosa frase, respondo que "também não é do meu". E nem é o caso daquele discurso batido de que tudo hoje não presta, e que bom mesmo eram as coisas das antigas e tal. Nada disso. A época não define a qualidade de nada. Mas desde que o mundo é mundo, desde que o homem começou a produzir bens culturais, sempre se olha para trás em busca de referências e compreensão daquilo que passou e ainda passa por aí.

Acho incrível, como a geração iPhone tenta desprezar todas as referências artístico-culturais anteriores, quando a tecnologia disponível, permite justamente conhecer com mais facilidade do que outras gerações, aquilo que a humanidade já produziu de arte e cultura. Nunca sei se a famigerada "não é do meu tempo", é resultado de preguiça intelectual/educacional que nos assola ou do consumismo exagerado que vivemos, que tem pressa de vender o novo, ainda que seja qualquer porcaria, ou, mesmo, as duas coisas.

Mas como é preciso viver nesse mundo, vou tentando ser moderno sem nunca ter assistido Velozes e Furiosos ou ter ouvido um disco de Jorge e Mateus. É, eu sei, este blog também não é do seu tempo.

Nem do meu. Besta é tú!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem não tiver perfil no blogger/google, clique na caixinha e selecione a opção anônimo. Podendo se identificar no corpo da mensagem. Abraços!