domingo, 25 de abril de 2010

Legião de antiquados?


Quem bater um papo comigo numa mesa de bar por mais que 30,45 minutos, se quiser, poderá pedir a palavra e me rotular como saudosista. Ou antiquado ou o que quer que seja. Minhas críticas as futilidades da vida moderna, minha fala de que o futebol perdeu a essência, a minha falta de intimidade ( e de vontade) em relação as novas tecnologias, e principalmente meus gostos musicais, dentre otras cositas mas.

E olha que não sou nenhum “coroa” emburrado de cabelos grisalhos, malmente deixei de ter um 20 e poucos embutido. Bom, o fato é que comecei a tomar parte das coisas muito cedo,comecei a ser fã de música, se ligar em política, e a freqüentar estádios com 7 anos de idade, precoce. E quando o assunto é música, sinto que de repente essa parou no tempo para mim, e nem é por esforço em não acompanhar o que rola no momento. Já há algum tempo que não ouço rádio, sem nenhum motivo aparente. Ou seja, quando digo que não conheço uma música da Lady Gaga o povo diz que eu to zoando.Luan Santana só passei a saber que existe por causa da propaganda do Fantástico domingo passado. Mas é sério, não conheço, e nem faço esforço para tal.

E a estranheza reside nisso. Eu não faço muita questão de conhecer novidades. Parece que o que já conheço me basta. É só dar uma passeada pelo blog que verão que os artistas mais recentes que postei aqui são Matanza e Pitty. Que já não são novidade faz tempo. Até quando o assunto é música baiana, as postagens são de músicas mais antigas. Será isso normal? Sempre me pergunto se sou eu que estou velho, ou ficando, ou se penso como um velho. Ou se atualmente tem muita música descartável( não todas) e por isso não me atraem. Ou se as músicas mais antigas tem um conteúdo e uma certa magia que fazem com que sejam duradouras. Difícil saber. Mas as vezes tenho algumas pistas.

Ontem aqui do lado do prédio, o grupinho de pré-adolescentes( 12 a 14 anos) daqui do condomínio, estavam com violões tocando músicas da Legião Urbana, o que claro,chamou a minha atenção, até porque estavam quase no pé da minha janela, sendo que moro no térreo. Achei estranho mas achei legal, como se o legado de uma geração estivesse sendo transmitido. E lembrei, que há 10 anos, estava voltando pra casa no ônibus da empresa onde estagiava, era final de tarde, aqueles programas de happy hour rolando, todo mundo cansado, em silêncio, e aí começa a tocar O Teatro dos Vampiros, e como num transe todo mundo no ônibus começou a cantar a música, parecia ensaiado. Um transe próximo ao que vi e ouvi ontem á noite.

É difícil voltar a viver como há 10 anos atrás, mas muitos amigos ainda procuram emprego, os assassinos continuam livres, e cada hora que passa, pareço envelhecer 10 semanas. Pelo menos, alguns meninos e meninas ainda tocam e cantam Legião, quero ver daqui a 10 anos lembrarem de tocar Luan Santana, Lady Gaga ou algum rebolation da vida.

Vamos lá, eu só quero me divertir...






Teatro dos Vampiros
Legião Urbana
Composição:Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Marcelo Bonfá

Sempre precisei de um pouco de atenção
Acho que não sei quem sou
Só sei do que não gosto.
E destes dias tão estranhos
Fica a poeira se escondendo pelos cantosEsse é o nosso mundo:
O que é demais nunca é o bastante
E a primeira vez é sempre a última chance.
Ninguém vê onde chegamos:
Os assassinos estão livres, nós não estamos.

Vamos sair - mas não temos mais dinheiro
Os meus amigos todos estão procurando emprego
Voltamos a viver como há dez anos atrás
E a cada hora que passa
Envelhecemos dez semanas.Vamos lá, tudo bem - eu só quero me divertir.
Esquecer, dessa noite ter um lugar legal pra ir...
Já entregamos o alvo e a artilharia
Comparamos nossas vidas
E esperamos que um dia
Nossas vidas possam se encontrar.

Quando me vi tendo de viver comigo apenas
E com o mundo
Você me veio como um sonho bom
E me assusteiNão sou perfeito
Eu não esqueço
A riqueza que nós temos
Ninguém consegue perceber
E de pensar nisso tudo, eu, homem feito
Tive medo e não consegui dormir...

Comparamos nossas vidas
E mesmo assim, não tenho pena de ninguém.



7 comentários:

  1. Oi Peixinho lindo......
    Eu tb sou super saudosista, mas não deixo de estar sempre vendo as novidades, mas não necessariamente isso quer dizer que eu vá gostar, mas devido minha profissão preciso estar antenada com tudo.......acho que sou praticamente uma Peixinha Antenada kkkkkkkkkkk
    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Bleffe ultrapassa 4000 downloads de suas músicas. Agora é a hora de você nos ajudar a gravar mais músicas pra disponibilizar gratuitamente. Saiba mais sobre isso e também sobre a campanha "Música em troca de Fraldas" clicando em:

    http://bleffepoprock.blogspot.com/2010/04/gostou-ajude-nos-continuar-fazendo.html

    ResponderExcluir
  3. Poxa... Vou morar no seu prédio, meu vizinho do prédio ao lado só ouve pagodão! Pagode em casa não dá, só em festa ( em casa ter que rolar Lô Borges, Xangai, Chico Buarque, Zé Ramalho, Milton Nascimento, Beto Guedes, Oswaldo Montenegro, Raul Seixas, Los Hermanos, Engenheiros do Hawaii, Velhas Virgens, Diamba, Adão Negro, Chimarruts, Jauperi, Mariana Aydar...Ah, Kleiton e Kledir tbm - hahahaha, não poderia faltar )

    ResponderExcluir
  4. Ah,então podem me chamar de antiquadra!
    Adoro Kid Abelha,Elis Regina...Isso sim que é música!

    ResponderExcluir
  5. Decididamente Legião Urbana NUNCA será antiquado!
    Tudo que é realmente bom, nunca deixa de o ser, devido ao tempo só traz mais saudade.

    Lady gaga eu confesso que admiro por ser polêmica, crítica, dançar e cantar bem, além de inovar no seu gênero.Se vai ou não estar aí pelos próximos 10 anos, não sei, mas espero que sim.

    Luan Santana, não curto, nem por isso, posso afirmar que não vai "pra frente".

    Reconfortante é saber que sempre que me enjôo das músicas atuais, posso ouvir meus inesquecíveis e essenciais sons "antiquados" e um viva pra eles!!!

    Abs. Peixe

    http://viligostei.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Rui é perceptivel que é dotado de cultura e inteligência mas fiquei surpresa com suas palavras e gosto musical!! Tá de prabéns seu blog=)
    Ah, falando em bandas antigas e baianas o que acha da "extinta" The dead billies??
    Camila CTM.

    ResponderExcluir
  7. Adooooorei esse post do Legião adoro eles parabéns.

    ResponderExcluir

Quem não tiver perfil no blogger/google, clique na caixinha e selecione a opção anônimo. Podendo se identificar no corpo da mensagem. Abraços!