segunda-feira, 24 de maio de 2010

Sei lá, vai ver que é preciso Passione

Há cerca de 10 dias foi ao ar o último capítulo da novela Viver a Vida, da Globo. O que chamou a atenção na novela foi o alto índice de rejeição do público. Muita gente classificou o folhetim de Manoel Carlos de "chata", "insossa" e "sem graça". Bom o autor adora mostrar situações inverossímeis que só acontecem no Leblon e olhe lá, como o inacreditável triângulo amoroso entre Luciana e os gêmeos que já foi assunto aqui do blog. Porém dessa vez o Maneco fez algo um pouco diferente, ele não baseou a estória no tradicional romance entre mocinho e mocinha, que passam por tudo mas ficam juntos no final, nen na vilã ou vilão inescrupuloso que além de tentar separar o casal bonzinho tenta conquistar a empresa de algum ricaço desavisado. Este é o enredo de mais de 90% das novelas globais.

Mas em Viver a Vida não teve nada disso. Não tinha um vilão estabelecido dsede o ínicio(tanto que forçaram a barra com a Ingrid no final pra agradar os descontentes), não tinha um casalzinho alegre e feliz bem definido(Luciana e Miguel foi ao acaso) passando por tudo pra viver um "grande amor", nem ninguém querendo tomar a empresa de ninguém. Apenas foi contada estórias, apenas isso. Com foco na questão da superação de pessoas com deficiências. Mas parece que a maioria não se agradou, mesmo com belas moças(Helena,Dora e Betina continuam em forma, e que formas...) e rapazes estrelando a trama e uma trilha sonora de altíssimo bom gosto.
O engraçado disso é que eu que não gosto de novelas parei pra assistir vários capítulos, por achar a estória deferente das demais, apesar dos tradicionais exageros de Manoel Carlos, e o público fiel de novelas não se interessou muito. Enfim vai entender, vai ver que é preciso Passione, a nova novela das 8 que volta ao lugar comum dos folhetins globais, que certamente vai cair nas graças do público novelesco. Começo a achar que o problema não são os autores, os telespectadores parecem que se condenam a torcer contra o vilão e a favor dos mocinhos Ad Eternum...

Sei lá, é tudo uma grande ilusão mesmo, não sou noveleiro e pode ser que tenha dito um monte de besteiras sob a ótica de um noveleiro tradicional. E como diz a bela letra de Toquinho e Vinicius de Moraes: "nada renasce antes que se acabe". Ou seja, é preciso romper com velhos conceitos para desfrutarmos das novidades. Abaixo um vídeo do Toquinho cantando Sei Lá( a vida tem sempre razão) no programa Altas Horas. Na abertura da novela a música é interpretada por Chico Buarque e Miucha além do saudoso Tom Jobim. Só por trazer de volta essa turma ao horário nobre, já valeu a pena Viver a Vida.



Sei lá ( a vida tem sempre razão)
Toquinho
Composição: Toquinho /Vinicius de Moraes

Tem dias que eu fico pensando na vida
E sinceramente não vejo saída.
Como é, por exemplo, que dá pra entender:
A gente mal nasce, começa a morrer.

Depois da chegada vem sempre a partida,
Porque não há nada sem separação.
Sei lá, sei lá, a vida é uma grande ilusão.
Sei lá, sei lá, só sei que ela está com a razão.

A gente nem sabe que males se apronta.
Fazendo de conta, fingindo esquecer
Que nada renasce antes que se acabe,
E o sol que desponta tem que anoitecer.

De nada adianta ficar-se de fora.
A hora do sim é o descuido do não.
Sei lá, sei lá, só sei que é preciso paixão.
Sei lá, sei lá, a vida tem sempre razão.

5 comentários:

  1. É cara, não adianta. A televisão brasileira é o reflexo dos brasileiros #FATO.

    By the way, ótima música!





    ___________________________________
    O bom e velho clichê!
    http://obomevelhocliche.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Peixinho! estou na área de novo, depois dessas férias forçadas!!!

    Bem...

    Essa novela para mim foi um lixo!!! Como diz um louco professor de redação: "Essa merda não tem nada a ver com a realidade. A única coisa que prestava eram os depoimentos no final." Daí tu tiras o que é uma novela prestar somente quando ela acaba kkkkkkk!!!! A Globo há tempos não faz mais novela boas... A crise é tanta que fizeram essa horrível Tempos Modernos, que eu TENHO ÓDIO!!! Por quê? Porque simplesmente pegaram os maravilhosos astrônomos e colocaram nessa porcaria! Ódio!!!!!

    Beijinhos!!!

    T.S. Frank

    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Peixinho!!!

    Indiquei você a um selo! Pegue lá no meu blog!!!

    T.S. Frank

    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olha pra mim tbm a única coisa boa da última novela foi a trilha sonora. É ótimo qndo a bossa nova volta a tocar!!!
    Até

    ResponderExcluir
  5. Oláaaaaaaaaa
    eu pessoalmente não gostei muito da novela.
    Veremos de passione nos fará passionar!
    hehe
    bjão!

    ResponderExcluir

Quem não tiver perfil no blogger/google, clique na caixinha e selecione a opção anônimo. Podendo se identificar no corpo da mensagem. Abraços!