sábado, 7 de agosto de 2010

Meninos da Mídia


O ano futebolístico brasileiro tem sido marcado além da Copa do Mundo, pelo time sensação da temporada: o Santos FC. Quase todo ano há um time sensação, mas esse mostrou um futebol que não se via há um certo tempo, um futebol ofensivo e de muita habilidade. O que a crônica esportiva chama de futebol-arte (argh,ô expressão tosca, mas isso é outra história...).
Com isso, os talentosos jogadores do time despontaram no cenário nacional, especialmente o atacante Neymar e o meia Paulo Henrique Ganso, que juntos com o já não tão garoto Robinho, formam o chamado "Meninos da Vila".

Eles estão em todos os lugares, um fenômeno de mídia, feito e bancado por gente interesseira, e que poucos tem apontado o dedo para tamanha exposição precoce, o que reflete o nosso modelo atual de sociedade baseado no culto as celebridades. A habilidade e qualidade dos jovens Neymar e Ganso são inquestionáveis, mas acho nocivo para eles mesmos, que com cerca de 1 ano e meio de profissionalismo e meio de efetivo futebol bem jogado, sejam tão incensados como estão sendo agora. Comerciais de TV, bonecos personalizados, aparição em eventos( de helicoptero) e claro a Globo...

A emissora platinada fez o que sempre faz com atletas de sucesso: transformam-os em artistas do seu elenco. Aparições no Proffisão Reporter, Domingão do Faustão, Caldeirão do Huck, Fantástico e por aí vai. A juventude é um prato cheio pra mídia e patrocinadores, principalmente no futebol, devido ao mito do "menino de 17 anos" que ganhou uma Copa.
A mídia espera pelo novo Pelé como os cristãos esperam a volta de Jesus. E aproveitando-se do consumismo exagerado adolescente, que são o público-alvo preferido do momento,eis que temos o Ganso e o Neymar lado a lado com estrelas teens como Fiuk e Luan Santana em termos de popularidade. Só que ao contrário de atores e cantores que tem mais estabilidade, a carreira do jogador de futebol é sempre uma incógnita. Basta algunas partidas ruins ou a perda de um título, que os mesmos que endeusam são os primeiros a apedrejar.

Romário, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho, os 3 melhores jogadores brasileiros dos últimos 2O anos,só tiveram o tratamento e exposição que os "meninos da Vila" estão tendo, quando atingiram o auge de suas carreiras. Por coincidência todos com a camisa do Barcelona, além de brilharem na Seleção, é claro. E falando em Seleção, a Nike(que também patrocina os 3) anda divulgando um vídeo com as reveleções santistas com a camisa da Seleção Brasileira como se já fossem veteranos da amarelinha. Mas eles ainda vão estrear nesta terça-feira.

Como já dito, o futebol é traiçoeiro, cansamos de ver jogadores que surgem como promessas de craques e depois não correspondem a expectativa criada. Dentro de campo, ninguém pode ajudar. E aí joga-se uma responsabilidade enorme nas costas desses garotos ainda em formação, pois agora eles tem a obrigação de jogar sempre bem, dar espetáculo e sair dançando e falando bobagens juvenis para regozijo da mídia maniqueísta. E eles também não ajudam, pois aderem a esse circo criado em torno deles com facilidade, o Ganso ainda mostra algum constrangimento e timidez, mas o Neymar faz o papel direitinho. Parece treinado e preparado para tal.

Afinal, estamos na segunda geração midiática, hoje em dia os jogadores das categorias de base dos clubes brasileiros sonham com toda essa fama de pop-star, sonham virar celebridades televisivas, sonham em mostrar seu carro importado num quadro do Fantástico (não percam amanhã), sonham entrar na fila das Marias-chuteiras, sonham em morar e ser reconhecido em Madrid, Milão ou Londres. O futebol é apenas um meio de conseguir tudo isso.

P.S. Dessa vez não tem música no blog, pra não ter jogador dançando de forma sabida e abobada por ai...

12 comentários:

  1. http://silveriofandl.blogspot.com/
    Seguindo, curti o blog, passa lá?

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Ótima postagem!
    Verdade seja dita, tem muita gente que se acha, esquece de ser humilde quando fica famoso.
    Esquece que são os fãs que os tornam populares.
    Nem sempre reconhecem.
    Tenha uma semana especial.
    Com carinho, Lady.

    ResponderExcluir
  3. Legal seu blog, os caras jogam de mais.. quanto a mídia.. é isso ai cara, as emissoras precisam ganhar dinheiro, e quando se trata de dinheiro...rã, vale qualque, mais qualquer coisa.
    to seguindo xD
    olha la o meu

    http://s-pz.blogspot.com/2010/08/no-mundo-da-febem11capitulo.html
    SPZ-Só pra zuar.

    ResponderExcluir
  4. É, sou Santista roxa!! E acho uma sacanagem o que a mídia faz com esses meninos que ainda não tem personalidade formada. Foi a mesma coisa tbém na época da dupla Diego e Robinho...até q eles foram prá fora e a fama acabou. Precisou Robinho voltar pro Santos por mais um tempo prá se "valorizar" novamente. Mas, a culpa não é deles, afinal...quem não gosta de $$ e fama??
    Muito bom seu post, adorei o blog!

    ResponderExcluir
  5. é fato que futebol é uma caixinha de surpresa, e esse endeusamento todo desses meninos pode ser prejudicial, mas continuo com minha tese que eles teriam se dado bem na copa. pois seriam a chance deles de aparecerem pro mundo e mostrarem serviço! eles iam agarrar com unhas e dentes!

    seguindo o seu blog aki. gostei muito!

    Abçs!

    ResponderExcluir
  6. Ola rapaz e quando são questionados sobre isso, eles respondem aquela frase feitadetodo jogador: carreira de ogador é curta emos é que aproveitar

    ResponderExcluir
  7. Concordo, essa exposição exarcebada na mídia é exagerada. E os meninos muitas vezes se deixam levar por esse oba-oba. Achei justo o título da Copa do Brasil, mas se fosse contra um time mais qualificado (com todo respeito ao Vitória que chegou na final com méritos), eles certamente perderiam a final!

    ResponderExcluir
  8. Curti o blog, e concordo com quase tudo o que você diz. Mas na parte que você diz que Neymar foi treinado como um boneco para se expor demais, não concordo. Você só sabe o que realmente acontece naquele momento, quando esse momento acontece com você!

    ResponderExcluir
  9. Olá Mateus, eu nao afirmo q o Neymar foi treinado p isso, eu disse q "parece" q foi. o q quero dizer com isso? quero dizer q hoje em dia qualquer jovem jogador talentoso, sonha e anseia pela fama midiática, q é o q move o mundo hoje,infelizmente, pois eles sabem q jogadores de futebol são endeusados ao extremo, inclusive por nós,os fãs, q muitas vezes esquecemos q futebol é só um esporte.

    valeu pela visita,espero q volte.

    ResponderExcluir
  10. Ótima crítica. Quando vejo o Neymar dando qualquer entrevista o que sinto é pena!

    Mas o que queria contar é que, ontem, tive uma enorme surpresa. Eu, que havia abandonado a seleção do meu país em ano de copa do mundo, acabei me vendo torcer pra o Brasil naquele singelo amistoso. Torci como há muito tempo não torcia. Os "meninos" jogaram bem e demonstraram, além de talento, o que já era sabido, uma grande vontade de vestir a amarelinha!

    O que me preocupa, como você disse, é a exposição que esses jogadores acabam se permitindo ter na mídia, o que definitivamente pode acabar os prejudicando até que o tão esperado 2014 chegue.

    Nos resta torcer pra que estejamos enganados e que o futebol se mostre presente e, talvez até brilhante, como se mostrou ontem. Só assim pra eu me emocionar daqui a 4 anos.

    ResponderExcluir
  11. Esse Neymar tá ficando nojento...
    Maturidade Neymar, maturidade!

    http://www.nervozero.co.cc/

    ResponderExcluir
  12. Idade baixa + não estudar + ser ignorante + Internet= Isso.

    ResponderExcluir

Quem não tiver perfil no blogger/google, clique na caixinha e selecione a opção anônimo. Podendo se identificar no corpo da mensagem. Abraços!