domingo, 3 de outubro de 2010

Politicar - Porque não gostamos de política?

Hoje é o dia! E enquanto me preparo para ir votar deixo esse post para reflexão: Porque o brasileiro não gosta de política?
Bom, muitos vão dizer e dizem, gritam, berram que não querem saber de política porque só tem ladrão,corrupto e blábláblá. E que ninguém faz nada pelo povo. Bom,realmente esse é um dos motivos, não há como negar. Mas lembrem-se de2 coisas: primeiro que políticos não vem de marte, são oriundos da sociedade, e somos pessoas que gostamos de furar filas e entrar sem pagar nos lugares. E segundo que em outros países mais avançados, a classe política não é formada só por santinhos não. A diferença é que lá, o povo fiscaliza mais, se liga mais em...política.

Vejo 3 motivos básicos nada edificantes para essa questão,vamos lá, na minha opinião brasileiro não gosta de política porque:

- somos muito egoístas e individualistas, não nos importamos com os outros ao redor, queremos saber somente de nós mesmos, e se possível levando vantagem em tudo, igualzinho aos... políticos. E política requer que pensemos no coletivo, requer que nos importemos com pessoas que a gente nem conhece. Quem nunca viu alguém dizer “pra que discutir isso, eu quero saber é de mim”, só que logo após dizer isso, o infeliz é assaltado na esquina e ainda acha que discutir política e sociedade não diz respeito a ele.

- somos muito conformistas, queremos tudo fácil, temos o sonho de ganhar na mega-sena e não trabalhar nunca mais. De forma que temos a ilusão de que num sistema político ideal, a gente vota nas eleições e a partir daí os eleitos resolvem tudo pra gente, vão mudar nossas vidas, sem a gente nem perceber. Mas política em qualquer lugar é um processo complexo, que requer contínuo interesse e participação da sociedade, por melhores que sejam as intenções dos governantes. Dêem uma olhadinha em países como França e Grécia e vejam como as pessoas reagiram quando respectivos governos tentaram um tempinho atrás, aprovar leis que prejudicariam os trabalhadores. Lá o povo vai pra rua e mostra a sua “paciência” e indignação com esse tipo de coisa. Aqui preferimos assistir a novela e o BBB do que protestar e construir uma sociedade mais justa.

- sei que a sociedade do espetáculo é um fenômeno mundial, mas aqui no Brasil o culto as celebridades, é praticamente uma doença, se um grupo de pessoas estiver discutindo sobre qualquer tema sério, e alguém sussurrar que fulano do BBB(coletivo de fulanos) se separou de beltrana da Malhação(coletivo de beltranas), pronto; ninguém retoma a conversa e vão todos falar durante horas sobre a vida social,sexual, etc e tal do fulano e da beltrana. E se alguém interromper pra falar de coisa séria, é taxado de chato pra baixo. Somos um povo que prefere viver a vida dos outros do que as nossas próprias. E enquanto isso, o bonde segue repleto de Tiriricas e outras sub-celebridades se aproveitando do fofoquismo exagerado do brasileiro.

Claro que não são todos, felizmente há exceções, mas o que observo na média é isso aí o que relatei. O nosso individualismo, conformismo e adoração á bobagens televisivas, é o que nos afasta da política. Por isso que hoje coloco aqui a ótima Ideologia de Cazuza, para ver se algo nos desperta.

Sei que as ilusões estão todas perdidas, e os sonhos todos vendidos. Mas é preciso que aquele garoto que ia mudar o mundo, desça do muro onde assiste um reality show sem graça qualquer. Os inimigos não estão só no poder, estão do nosso lado. Sempre é preciso uma ideologia para se viver.

Música: Ideologia
Artista: Cazuza
Compositor: Cazuza/Frejat

Meu partido
É um coração partido
E as ilusões
Estão todas perdidas
Os meus sonhos
Foram todos vendidos
Tão barato
Que eu nem acredito
Ah! eu nem acredito...

Que aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Frequenta agora
As festas do "Grand Monde"...

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia!
Eu quero uma pra viver...

O meu prazer
Agora é risco de vida
Meu sex and drugs
Não tem nenhum rock 'n' roll
Eu vou pagar
A conta do analista
Pra nunca mais
Ter que saber
Quem eu sou
Ah! saber quem eu sou..

Pois aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Agora assiste a tudo
Em cima do muro
Em cima do muro...

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia!
Pra viver...



4 comentários:

  1. Eu devo confessar que vejo o hor[ario eleitotal gratuito rsrsrs mas fico com raiva...
    Tambem escrevi sobre politica no meu blog http://facadiferenterh.blogspot.com.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rui Peixinho!!!
    Pois é... Acho que se o voto não fosse obrigatório, as pessoas teriam mais consciência sobre seus atos ao escolher políticos. Essa música do Cazuza é ótima para retratar a geração que desde deos anos 80 vêm falando mais a respeito de política de um modo mais aberto e mostrando a decepção com o rumo do país.

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Peixinho!!!

    Você acaba de ganhar 2 SELOS do CQ&Sherlock!!!

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi peixinho lindo, tudo bem?
    Passando pra dizer que estou de volta aos blogs e vim matar saudade do seu cantinho.
    Lindo dia pra ti, beijos.

    ResponderExcluir

Quem não tiver perfil no blogger/google, clique na caixinha e selecione a opção anônimo. Podendo se identificar no corpo da mensagem. Abraços!