quarta-feira, 13 de junho de 2012

Sobre namorados e seus dias


Falar sobre o Dia dos Namorados é uma tarefa difícil, dificílima como diria Seu Vavá. Porque a data é sempre retratada com eternos clichês, pro bem e pro mal. Há quem ignore dizendo ser apenas uma data comercial qualquer e há quem se empolgue e julgue ser um dia fundamental para o seu relacionamento.

Na verdade, tanto faz, como tanto fez. Tantos fazem, como não fazem.

Tem gente que nesse dia, dá flores a namorada, tem gente que dá um celular, uma roupa, uma caixa de bombons, um abraço e um beijo, um refresco e um queijo. Tem casais que vão jantar num fino restaurante, enquanto outros se contentam com o churrasquinho de gato e a cerveja em lata do barzinho do condomínio. Tem casais que vão pra suíte mais cara do melhor motel da região, enquanto outros preferem um hotelzinho mofado na esquina (e ambos pegam fila), ou apenas o aconchego do lar devidamente redecorado para a ocasião. Os casais mais alternativos preferem a areia da praia. Os mais cansados viram pro lado e dormem a noite toda. Os solitários recorrem a certos métodos...

No Dia dos Namorados tem gente que comemora o auge do seu romance, tem gente que usa a data para reavivar a sua desgastada relação, tem gente que chora um namoro recém terminado ou relembra um xodó do passado.Tem gente mal-amado(a) que xinga muito no Twitter, tem gente que posta no Facebook que tá solteira sim, sozinha nunca, e tem quem começou um namoro há poucos dias somente para ganhar presente. Tem quem ache que está tudo acabado porque deu e não ganhou presente.Os casais idosos se encaram doce e complacentemente. Além dos que reclamam serem solitários por todo o sempre.

Mas tudo isso pode acontecer e acontece nos relacionamentos em muitas outras datas e ocasiões. Acontece no Natal, Ano Novo, Carnaval, Aniversários, Batizados, Casamentos e numa vitória importante ou derrota acachapante do time de cada um. Acontece todos os dias. Não é o Dia dos Namorados que faz do amor herói ou vilão, que faz um romance evoluir ou se diluir, que faz uma paixão tornar-se caliente, descrente ou demente. 

O Dia dos Namorados já está enraizado na nossa cultura e, definitivamente, não deve e nem pode ser ignorado. É até divertido fazer piadas de suas anacronias. Mas a paixão, o romance, o amor, e todas as suas causas e consequências, não sabem que dia é hoje.

12 de Junho de 2012

2 comentários:

  1. Não gosto dessas datas especificas, acho um porre!
    Não tem dia pra se comemorar nada, puro consumismo, e isso não é recalque meu não, Tenho namorado, e num to nem ai, amo ele todos os dias e qdo der na telha dou presente, não precisa ser no dia 12 de junho.
    http://pitadadecinema.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, concordo com o comentário acima. Acho essa e outras datas muito comerciais; tem gente que só lembra de homenagear namorado no dia 12, dia dos namorados é todo dia, é como dia das mães, dos pais, e por aí vai... Mas devo dizer que adorei o texto! Estou seguindo o blog, se poder dá uma passadinha no meu ;)
    http://teoriasfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Quem não tiver perfil no blogger/google, clique na caixinha e selecione a opção anônimo. Podendo se identificar no corpo da mensagem. Abraços!