quarta-feira, 6 de junho de 2012

Wagner Moura, um legionário urbano

O tributo a Legião Urbana com Wagner Moura nos vocais, despertou muitas críticas e piadinhas com relação a performance do ator baiano. Mas é preciso que se diga que aquela apresentação não deve ser analisada com rigor técnico,bem como a própria performance de Wagner. Afinal, todos sabem que ele não é cantor de ofício, embora tenha uma banda chamada Sua Mãe. O que vi ali foi apenas uma homenagem, uma grande homenagem, à uma das maiores, senão a maior banda do rock nacional. E claro, homenagem também a seu líder, Renato Russo falecido em 1996.

O que Wagner fez ali, foi entoar com muita energia todos aqueles hinos que estão ainda hoje na cabeça e no coração de muita gente. Wagner berrou, gritou, correu pelo palco, se jogou no chão, se jogou na platéia, e tudo o mais que, só e somente só, o espírito do rock and roll é capaz de proporcionar numa apresentação musical. Se ele desafinou,ou sua voz não era a ideal, isso é o que menos importa. Ali ele era um fã da Legião Urbana representando todos os fãs da banda num tributo especial. Enfim, Wagner é um apenas mais um legionário urbano.

Legionário urbano como tantos entre nós, que resistem aos modismos de estilo de duplas universitárias de balada, musas do axé, Chayenes e outras coisas mais que a mídia tenta impor como padrão. Há muito que nos perdemos entre monstros de nossa própria criação, mas ali naquele palco, nos sentimos bem representados, e cantamos juntos com Wagner que não era só imaginação, que não era tudo em vão, e que podemos conseguir vencer.

4 comentários:

  1. Achei paia véi num vo mentir...

    ResponderExcluir
  2. é, vou ter que melhorar meus argumentos,rsss, ou torcer pros legionários incondicionais aparecerem...

    ResponderExcluir
  3. O Wagner Moura representou os fãs da Legião naquele palco e dese ângulo, o tributo foi bonito. Tecnicamente, merecia mais. Não só o Renato, mas o Dado e o Bonfá... de qualquer forma, acho super válido todo tipo de homenagem à Legião!

    [e adorei sua visita e suas vontades lá no meu De Analgésicos & Opioides]

    ResponderExcluir

Quem não tiver perfil no blogger/google, clique na caixinha e selecione a opção anônimo. Podendo se identificar no corpo da mensagem. Abraços!