quinta-feira, 13 de maio de 2010

Tribunais de Rua

Há alguns dias atrás um motoboy foi espancado até perder a vida por policiais em frente a sua casa, todo mundo viu esta notícia, pra quem não viu, está aqui.

Não vou cair no discurso comum de "polícia despreparada", "violenta", "tenho mais medo da polícia" e coisa tal. Porém quando este tipo de coisa acontece, lembro de tudo que vi e vivi durante 20 e poucos anos que morei num bairro periférico de Salvador. Se fosse contar, muitos diriam que é mentira minha, como muitos dizem, quando não tem contato com este tipo de realidade. Dentre tudo que vi, muitos exemplos de exagero da polícia, claro, algunas inacreditáveis. Situações que não aconteceriam num bairro nobre. E aí vem meu único questionamento: será que ensinam na academia de polícia que todo mundo de bairro pobre é marginal? e se for negro mais ainda?

Tenho muitos amigos e parentes na polícia, e todos eles quase sempre não apresentam resposta para isso, dizem que é coisa de profissionais despreparados, que são falhas individuais. E de fato, não acredito que todo policial que comete estes exageros sejam más pessoas, a maioria dos policiais são pessoas comuns, que gostam de futebol e fazer churrasco no domingo. Só que quando botam a farda e entram em serviço parecem que se trasnsformam, alguns viram bicho literalmente falando. As vezes acho que isso é uma mistura do preconceito racial/social que emana da sociedade com um resquício da ditadura. Sim, os tempos da ditadura militar ainda influenciam no comportamento de algunas instituições que não sofreram grandes reformas de lá para cá como a polícia.

Todo policial diz que o trabalho na polícia é muito difícil, que nós civis não sabemos como é complicado, e realmente é muito difícil mesmo, até porque como já disse, tenho parentes e amigos na polícia, mas isso não é desculpa para tirar a vida de pessaos inocentes, porque todos que estão na polícia foram para lá por livre e espontânea vontade. Ninguém foi obrigado a nada, portanto não há como fugir da responsabilidade.
Claro que a polícia é um pilar importante da nossa sociedade, claro que devemos aplaudí-la quando acerta. Mas acho que chega desse discurso corporativista cada vez que uma merda dessas acontece. É hora da polícia se abrir com a sociedade, dizer quais são as dificuldades, tentar se inteirar, se mostrar um parceiro, e não algoz. Participar ativamente das grandes discussões sociais. Já pensou que legal se víssemos a polícia encampar uma campanha contra o racismo ou preconceito contra homossexuais. É disso que falo quando digo que a polícia não foi reformada pós ditadura.

Se este tipo de coisa acontecesse, nos sentiríamos mais seguros e talvez não fosse preciso o Marcelo Yuka compor Tribunal de Rua para O Rappa, música que é a trilha sonora ideal para esse post e para quem mora na periferia como eu morei. Sempre soube que menos de 5% dos caras do local é que são dedicados a alguma atividade marginal. Falta a polícia saber. Mas não sabem, e infelizmente, todos no bairro já conhecem essa lição.


Tribunal de Rua
O Rappa
Composição: Marcelo Yuka

A viatura foi chegando devagar
E de repente, de repente resolveu me parar
Um dos caras saiu de lá de dentro
Já dizendo, ai compadre, você perdeu
Se eu tiver que procurar você ta fudido
Acho melhor você ir deixando esse flagrante comigo
No início eram três, depois vieram mais quatro
Agora eram sete samurais da extorção
Vasculhando meu carro
Metendo a mão no meu bolso
Cheirando a minha mão.

De geração em geração
Todos no bairro já conhecem essa lição

Eu ainda tentei argumentar
Mas tapa na cara pra me desmoralizar
Tapa na cara pra mostrar quem é que manda
Pois os cavalos corredores ainda estão na banca
Nesta cruzada de noite encruzilhada
Arriscando a palavra democrata
Como um santo graal
Na mão errada dos homens
Carregada de devoção.

De geração em geração
Todos no bairro já conhecem essa lição.

O cano do fuzil, refletiu o lado ruim do Brasil
Nos olhos de quem quer
E me viu o único civil rodeado de soldados
Como seu eu fosse o culpado
No fundo querendo estar
A margem do seu pesadelo
Estar acima do biótipo suspeito
Mesmo que seja dentro de um carro importado
Com um salário suspeito
Endossando a impunidade a procura de respeito.

Mas nesta hora só tem sangue quente
E quem tem costa quente
Pois nem sempre é inteligente
Peitar um fardado alucinado
Que te agride e ofende para te
Levar alguns trocados
Era só mais uma dura
Resquício de ditadura
Mostrando a mentalidade
De quem se sente autoridade
Nesse tribunal de rua.

4 comentários:

  1. Nossa muito legal a letra dessa música nunca tinha prestado atenção...sim a policia precisa ser revista...a humanização dos policiais é fundamental...parabéns pelos textos..já estou seguindo!!

    ResponderExcluir
  2. Também acho que a polícia não sofreu grandes reformas!e concordo plenamente que ela ainda tem resquícios da ditadura...mas acredito que irá demorar um pouco para que isso mude, haja vista que muitos que cometeram crimes ainda estão vivos e "a sociedade" não sabe o que fazer com eles...mas enfim, gostei do blog e como diz o tópico da comunidade estarei a segui-lo.
    querendo fazer uma visita ao meu espaço, estou a espera! o/
    http://sprechstdu.blogspot.com/
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela força lá no blog! Gostei bastante do seu também e já estou seguindo.

    Quanto ao post, é evidente que a polícia em nosso país se encontra completamente despreparada e como você disse, precisando urgentemente de uma reforma. Enquanto isso, temos que aturar o que temos e fazer o possível e o impossível para que isso não prejudique de fato nossas vidas por completo.

    P.S. Coloquei seu blog na lista de blogs lá do meu!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não conhecia essa letra.
    Obrigada por compartilhar conosco.
    A vida não é fácil, muitas injustiças acontecem todos os dias.
    Agradeço sua preciosa presença e comentário em meu jardim.
    Tenha uma semana especial.
    Carinhosamente, Lady.

    ResponderExcluir

Quem não tiver perfil no blogger/google, clique na caixinha e selecione a opção anônimo. Podendo se identificar no corpo da mensagem. Abraços!