domingo, 30 de maio de 2010

A experiência Lost


E o Peixe Antenado não poderia deixar de dar o seu pitaco no assunto da semana no mundo da cultura pop, o final da série Lost.
Um belo dia em 2007 assisti por acaso um episódio de madrugada na Globo, da segunda temporada, depois disso virei um fã entusiasta. E sabe porque?
Não foi pelos mistérios ou pelos dramas humanos apenas, mas principalmente pelo formato da série que arreebatou uma legião de fãs mundo afora, e mostrou que um programa de TV pode ser visto além da poltrona da sala. Basta dizer que Lost me fez ler sobre física quântica e mitologia egipícia, na tentativa de entender a trama. Nunca tinha lido sobre nenhum dos dois.

A grande polêmica do final da série separou 2 grupos de fãs: o que defendem o final sob o argumento que a série era sobre dramas humanos, e os que detestaram o final sobre o argumento de que a série se baseou em mistérios que não foram respondidos na sua totalidade, muito pelo contrário aliás.
Acho que os 2 grupos estão certos e errados ao mesmo tempo, o final foi sim muito bom, e sim coerente, porém podiam ter se esmerado mais para fechar várias pontas que ficaram soltas e fizeram a fama da série, por isso entendo a frustração desse grupo de fãs, embora seja cristalino que desde o início ficava claro que nem tudo seria dado mastigado na boquinha e que interpretação e imaginação era fundamental para acompanhar a série.

Mas sabe o que acho? Lost pra mim nunca foi um programa ou mesmo uma série de TV, sempre encarei aquilo como uma experiência, uma grande experiência televisiva que deu certo.
O que quero dizer é que pra mim o mais importante de tudo não foi a conclusão assim ou assado da trama e sim o formato apresentado.
O que mais vou sentir falta é da mistura de ciência e misticismo de forma livre; da trilha instigante das muitas cenas de ação; dos títulos intrigantes dos episódios; do belíssimo cenário viajante; da voz de abertura nos dizendo "anteriormente em Lost";da tela toda preta com o nome do seriado em branco; das explosões e diálogos dramáticos; das gracinhas e piadinhas em momentos de tensão de Sawyer,Hugo e Miles; dos flashblacks, forwards e sideways, as vezes sem saber qual deles era o que estava rolando; de fazer a gente gostar de fumaças, Kombis e cervejas esquisitas. Enfim, experiências. Instigantes experiências televisivas. Isso tudo me fez um fã entusiasta. Talvez tenha sido a melhor coisa que já vi na TV, mesmo com os furos e falhas no roteiro.

Para fechar, 2 coisas: primeiro, um link sobre a visão geral da trama para quem assistiu e não visualizou direito a história que foi contada na ilha; só clicar aqui.
E pra manter a tradição e motivo de ser, do blog, música. Enquanto estava anteoontem lendo na internet sobre o final de Lost, escutava o mestre Jorge Benjor, e então eis que me vi ouvindo Luz Polarizada, do disco Solta o Pavão de 1975. Achei a música bem ilustrativa do episódio final.Humm, será que o Jorge foi da Iniciativa Dharma nos anos 70?! sei não viu. De qualquer forma, é sempre bom reverenciar o mestre Benjor, e conhecendo a discografia dele dos anos 70, aposto que ele é fã de Lost.

Luz Polarizada
Jorge Benjor
Composição: Jorge Benjor

Coloque o teu grisol sob a luz polarizada
Ó meu filho
Lava as escórias com a água pré destilada
Pois aquele que foge à falsa prata
E ao falso ouro
Não merece a simpatia de ninguém
Pois aquele que é vil
Está ávido a ser malévolo
Não merece a simpatia de ninguém
Domine a imagem, use força inferior superior
Use o conhecimento com perseverança e consciência
Pratique, transmute a vontade com lealdade
E sinceridade
Seja atento e assíduo porque
A qualquer hora, a qualquer momento
Pode estar nascendo o amor

3 comentários:

  1. então, respondendo ao comentário no meu blog, tem muita gente realmente que não conhece essa fase da Rita Lee... sem contar a molecada ... eu cresci ouvindo ... quem gosta de rock conhece, porém .... não é todo mundo né ...
    agora falando do seu post... eu odiei o final de lost ... me decepcionei com a série na 3 temporada... pra mim encheu linguiça demais ... mas gosto é gosto, teve gente que adorou né ... allrigth, estou te seguindo, ficarei contente se me seguir tb, se quiser fazer parceria também é só me deixar um recado http://arathane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. VIVA LOST!
    Pra mim foi o melhor final possível que Lost poderia ter. Mas enfim, gosto não se discute. E esse assunto ainda tem muito pano pra manga!
    Hahaha.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Quem não tiver perfil no blogger/google, clique na caixinha e selecione a opção anônimo. Podendo se identificar no corpo da mensagem. Abraços!