domingo, 24 de janeiro de 2010

A vida começa antes de nascermos


Há muito que queria postar aqui algo sobre a minissérie Dalva e Herivelto:uma canção de amor. Pois é, a emissora oficial do Brasil de vez em quando e quando quer acerta, afinal podem falar o que quiser, mas qualidade técnica e artística eles tem de sobra. E aí quando dão na telha, resolvem usar tudo que sabem.

Além de revelar a história tortuosa das estrelas da época do rádio, Dalva de Oliveira e Herivelto Martins, a minissérie revelou para as gerações mais novas, tanto a geração televisão quanto a geração internet e celular, que existia muita vida útil antes de tudo isso. Como somos um país sem memória, as vezes achamos que tudo que não passa em videotape como os gols do Pelé, não existiu.

Pois bem, na série vimos personagens vibrantes, cores reais, alegrias e tristezas tão ou mais intensas que as de hoje em dia, além de uma rica musicalidade.
Pra quem gosta de música e não se prende as paradas de jabás atuais, foi um prato cheio. Pôde-se descobrir a origem de músicas que escutamos até hoje e outras que pelo menos pra mim e certamente pela maioria de nossa geração, eram desconhecidas. Um festival de belas canções que não devem nunca serem esquecidas, porque música boa nao tem idade, tem identidade.

Há de se destacar as ótimas atuações dos atores principais:Adriana Esteves e Fábio Assunção,este então renascendo em grande estilo depois de tudo que passou. As atuações convincentes dos dois e dos demais, só ajudaram a reescrecver aquele pedaço da história meio que recente, porém meio esquecida do Brasil.

Abaixo a letra da bela composição de Herivelto, Ave Maria no Morro, e um vídeo dele ainda vivo cantando com seu filho Peri Ribeiro num programa de TV, e também um vídeo retirado da minissérie com atores,cantando/interpretando Adeus Estácio. Para quem aparecer por aqui e chegar até o final desse post, boa audição/visão e saiba que existia muita vida antes da gente nascer. Mas, ô se existia. Muita felicidade de arranha-céu e muitas belas alvoradas existiam.

Ave Maria No Morro
Herivelto Martins
Composição: Herivelto Martins

Barracão
De zinco
Sem telhado
Sem pintura lá no morro
Barracão é bangalô
Lá não existe

Felicidade
De arranha-céu
Pois quem mora lá no morro
Já vive pertinho do céu

Tem alvorada
Tem passarada
Ao alvorecer
Sinfonia de pardais
Anunciando o anoitecer

E o morro inteiro
No fim do dia
Reza uma prece
À ave maria
E o morro inteiro
No fim do dia
Reza uma prece
À ave maria

Ave maria
Ave



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem não tiver perfil no blogger/google, clique na caixinha e selecione a opção anônimo. Podendo se identificar no corpo da mensagem. Abraços!