sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Carnaval 2010 - O samba alertou geral

Ah, como é gostoso cair no samba.

Pois é, pra mim carnaval bom tem que ter samba também, assim sendo, comprei a fantasia do bloco Alerta Geral, e finalmente saí num bloco de samba, desejo antigo desde que o ritmo se tornou uma obsessão para mim. A minha relação com o samba é interessante, é praticamente um Deja Vu. Ele esteve sempre ali do meu lado e eu nunca prestava atenção nele, quando resolvi prestar, foi como se fôssemos velhos conhecidos, amigos de buteco, sabe. Uma ligação cósmica.

E todas as minhas expectativas com relação a já famosa “Quinta do samba” na avenida, foram atendidas e estendidas, a lua iluminou o terreiro e Dudu Nobre mandou muito bem, parecia um cantor de axé tamanha a empolgação durante o longo percurso, Arlindo Cruz que não é exatamente um cantor( é melhor compositor), também respondeu bem, assim como também o Fora da Mídia e Dhi Ribeiro, e outros que por lá deram canja, e que a quantidade de latinhas ingeridas não me permite lembrar. Choveu, relampejou e o cavaquinho continuava a cantar.

Enfim, foi um ótimo começo de carnaval, no bloco havia gente bonita, gente feia, gente jovem, gente velha, gente que samba igual passista, gente que não sabe sambar que nem eu, porque assim é o samba, não exclui ninguém, não dita modismos, nem faz beicinho, apenas pega-se os instrumentos e pronto; logo, todos estão pagodeando ou tentando pelo menos. É só bater na palma da mão, que já tá valendo.

Sensação extasiante a de se fazer o percurso da Avenida cantando todos aqueles clássicos e outros sucessos mais recentes da nova guarda, o samba está consolidado no carnaval de Salvador, e antes que alguém diga como alguns dizem que isso é coisa de carioca, que não tem nada a ver com o carnaval baiano, é sempre bom lembrar que antes de tudo isso aí, já existia o samba incorporado na cultura baiana, inclusive no carnaval, vale lembrar que o bloco de samba Alvorada por exemplo já desfila há 35 anos na avenida, enquanto o Axé Music dizem(há controvérsias) que tem 25 anos.
Temos Riachão, Batatinha, Nelson Rufino, Ederaldo Gentil, Edil Pacheco, alguns desses ainda na ativa e até durante a folia, para comprovar nossa vocação histórica para a coisa. Quem ainda assim não se convencer e achar que não deveríamos por exemplo, trazer “artistas de fora” (tolo ufanismo), pra cá, sugiro então falar isso para a mulher de cadeira de rodas que dançava super animada desfilando dentro do bloco.

O samba tem feitiço, faz enlouquecer...

Hoje eu vou pagodear
Grupo 100%
Compositor:Délcio Luiz - Adalto Magalha

A lua ilumina o terreiro convidando o partideiro pra cantar a noite inteira
Pagodeando até o sol raiar
Ao som do cavaquinho violão do repique do tantã do banjo e do pandeiro
No samba hoje eu vou me acabar
Beber uma cerveja bem gelada dar aquela paquerada junto com a rapaziada
Na loira na pretinha na morena na gracinha no design da bundinha da mulata
Pode até chover e relampejar
Hoje eu vou pagodear (hoje eu vou pagodear)
Como é gostoso cair no samba, no samba
Você também pode ir pro samba, sambar
Bom é na palma da mão na roda de samba
Venha comigo sambar
(100% vem sambar)
Abra a roda que o pagode agora vai ferver
Se você me escutar não vai se arrepender
Vem sambar o miudinho que você vai ver
Que o samba tem feitiço, faz enlouquecer

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Vc saiu no Alerta Geral? Queria ver vc sambando, perdi... =/
    Mas como vc gostou tanto, creio que no ano que vem sairá novamente, e eu irei conferir isso de perto! =D
    beijo!

    ResponderExcluir
  4. hahahahhuahuhuahua
    Alerta Geral?? huhuhu
    Tbm queria ver essa ginga...rsrsrs

    ResponderExcluir

Quem não tiver perfil no blogger/google, clique na caixinha e selecione a opção anônimo. Podendo se identificar no corpo da mensagem. Abraços!