sábado, 12 de junho de 2010

Pitacos da Copa - Aqui onde estão os homens



E começou a merecida Copa na África do Sul. Merecida por tudo que o seu povo passou. Por tudo que este líder iluminado da foto acima também passou. Pode até ser cedo para falar isso, afinal é apenas o segundo dia de um evento que dura 1 mês, mas até agora pelo menos, não vimos nada demais, nada de anormal, que possa deixar esta edição por baixo das outras.

É que li e ouvi muita coisa por aí, inclusive de gente chique e importante, dizendo que essa Copa isso, essa Copa aquilo. Sabe como é né, o ódio racial e social escondido a 7 chaves aqui no Brasil as vezes mostra o pé, as vezes a mão, mas nunca o corpo inteiro. E é expresso principalmente nas falas de que o mesmo não existe, e que por isso não se deve mencionar, não se deve discutir ou refletir, não necessariamente praticado por quem fala isso, mas já assimilado como tal.
E caso alguém diga que ainda é cedo para falar que a Copa vai ser um sucesso, sem maiores sobressaltos, lembro que nas Olímpiadas de Atlanta em 1996, explodiram uma bomba no meio do Centennial Olympic Park, que ficava dentro da vila olímpica, por onde circulavam jornalistas e visitantes, matando 2 pessoas e ferindo 112. Depois desse e de outros atentados extra eventos esportivos, quem é que ousa condenar a realização de qualquer coisa de grande porte nos EUA?

Dentre as muitas besteiras que Galvão Bueno fala, ouvi dele uma rara frase interessante: "essa Copa é mais que uma Copa". Frase mais do que auto-explicativa.
Que Deus abençõe a África, e pra manter a tradição do blog, vamos de música: ouçam Zumbi do mestre Jorge Benjor, mais uma vez dando as caras por aqui. Devido a força do futebol no mundo inteiro, acho que se tudo felizmente der certo até o final, poderemos ter um marco, um divisor de águas em relação aos pensamentos ( e julgamentos) relativos ao continente africano. A Copa do Mundo FIFA 2010 pode ser o novo Zumbi, pois no momento, é lá onde estão os homens. E eu quero ver quando esse Zumbi chegar, o que vai acontecer.


Música: Zumbi
Artista: Jorge Ben

Composição: Jorge Ben

Angola gongô benguela
Monjolo capinda nina
Quiloa rebolo

Aqui onde estão os homens
Há um grande leilão
Dizem que nele há
Uma princesa à venda
Que veio junto com seus súditos
Acorrentados em carros de boi
Eu quero ver
Eu quero ver
Eu quero ver

Aqui onde estão os homens
Dum lado cana de açúcar
Do outro lado o cafezal
Ao centro senhores sentados
Vendo a colheita do algodão branco
Sendo colhidos por mãos negras
Eu quero ver
Eu quero ver
Eu quero ver
Quando Zumbi chegar
O que vai acontecer
Zumbi é senhor das guerras
È senhor das demandas
Quando Zumbi chega é Zumbi
É quem manda
Eu quero ver
Eu quero ver
Eu quero ver

Um comentário:

  1. ÓTIMO post. E realmente, é cedo para falar mas o brasileiro fala DEMAIS! Beijinhos.. Feliz dia dos Namorados! :)

    ResponderExcluir

Quem não tiver perfil no blogger/google, clique na caixinha e selecione a opção anônimo. Podendo se identificar no corpo da mensagem. Abraços!