quinta-feira, 10 de junho de 2010

Pitacos da Copa - As possíveis surpresas

E vamos que vamos. Falarei agora daquelas seleções que não são muito badaladas, mas que não são um zero a esquerda completo. Tipo assim, se houver alguma zebra brava(e sempre há), é daqui dessa lista que acho que sairá:

África do Sul - inicialmente iria incluir os Bafana Bafana no grupo dos turistas, mesmo sendo donos da casa. Mas até que eles melhoraram nos últimos amistosos, e o Parreira apesar dos defeitos, não é bobo, é um bom técnico. Além do mais, eles vão contar com a força do grande destaque do time, a sua arma secreta, a estrela local:a Vuvuzela.Pior, as Vuvuzelas, milhares de Vuvuzelas no ouvido dos adversários. Humm, tô quase incluindo os sulafricanos no grupo dos favoritos...

Argélia - assim como a maioria, conheço pouco do time argelino. Mas eles têm crédito, pelo fato de ter conseguido a classificação pra Copa em cima do Egito, que tem sido a melhor seleção do continente nos últimos anos. E claro, como é de praxe hoje em dia, o time todo joga fora do País, principalmente na França, o que sempre conta no quesito experiência. Ah, pra quem não sabe, o Zidane nasceu na Argélia. Será que eles têm outro do mesmo naipe escondidos por lá?!

Coréia do Sul - a melhor seleção asiática já há bastante tempo, sétima copa seguida dos olhinhos puxados. E a cada edição estão mais maduros sem se deslumbrar com a competição. O futebol continua o mesmo: velocidade total.Com alguns jogadores atuando fora como o Park do Man. United, eles podem brigar com a Nigéria pela segunda vaga do grupo B.

Austrália - engana-se quem pensa que os Socceroos ainda são bobos. A boa campanha na última Copa e a vitória diante da Dinamarca semana passada, prova que não. Vários jogadores atuam no futebol inglês que atualmente é o mais internacional e competitivo da Europa. Portanto é bom ficar de olho na simpática seleção de camisa amarela.

Sérvia - dessa vez eles vêm motivados por ser a primeira Copa que disputam com o nome da pátria. Contam com bons nomes no elenco como Stankovic e Vidic. Classificaram-se na eliminatória em primeiro no grupo da França, que não tá lá grande coisa, mas é um campeão mundial né. Vão com tudo dessa vez representar sua verdadeira bandeira, no grupo mais equilibrado da Copa na minha opinião.

Costa do Marfim - outra seleção que está sedenta para mostrar serviço. Porém tiveram alguns percalços na preparação. Primeiro, ficaram sem técnico durante um tempo, e o sueco Sven Erickson só assumiu 2 meses antes dos jogos, ou seja, conhece pouo o elenco. E como desgraça pouca é bobagem, o grande astro Drogba, recebeu um golpe de Kung Fu no amistoso com o Japão e está meia-boca para a disputa. Mas tem outros atletas de sucesso no futebol europeu no time, como Kalou e a família Touré. Engana-se quem pensa que eles só tem Drogba como jogador de qualidade.

Eslováquia - a primeira vez a gente nunca esquece, e os eslovacos vão estrear numa Copa sem a sombra dos tchecos, e claro que vão dar o máximo pra fazer melhor do que o papelão que os vizinhos rivais fizeram na Copa passada ao também estrearem sem os eslovacos. O futebol da velha Tchecoslováquia, historicamente sempre foi o melhor do leste europeu, tanto que chegaram a final de 2 Copas. É nessa parte de seu passado que os eslovacos vão se inspirar para fazer um bom papel no mundial.

Chile - nunca vi um Chile tão bem arrumado como esse. Nem na época de Sallas e Zamorano, pois só tinha eles mesmos. Dessa vez há bons jogadores em todos os setores. Cito Valdívia e Suazo como prováveis destaques na Copa. Têm boas chances de passar de fase, mas o problema é o tradicional entreguismo dos chilenos em jogos decisivos, principalmente contra brasileiros e argentinos, eles tremem de medo dos dois. E olha que pode dar Brasil x Chile nas oitavas. Se isso acontecer e eles não tiverem levado um bom psicólogo na delegação, não vai adiantar a torcida gritar "Chi-chi-chi Le-le-le, Viva Chile!".

Suíça - eliminados na última Copa sem levar um gol sequer, continuam apostando na defesa, o já famoso ferrolho suiço. Mas precisam aprender que no futebol ganha quem faz mais faz gols, ainda que seja na disputa de pênaltis. Não parecem estar na mesma forma de 4 anos atrás, mas o seu joguinho burocrático pode dar certo numa Copa que deverá ser burocrática, embora torça muito que não seja assim.


É isso aí, só falta os turistas agora, já já sai a lista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem não tiver perfil no blogger/google, clique na caixinha e selecione a opção anônimo. Podendo se identificar no corpo da mensagem. Abraços!