sábado, 26 de junho de 2010

Pitacos da Copa - Os enganadores do futebol


Quem joga mais, Forlan ou Rooney? Antes que alguém diga que é uma pergunta oportunista pelos momentos vividos por ambos na Copa até agora, gostaria de dizer que minha visão sobre futebol é um pouco diferente da mídia baba-ovo.
Acho o Rooney um bom jogador sim, um bom atacante, mas é só isso, nada demais. Gosto do futebol de Forlán desde os tempos do Villareal. Mas porque será que alguns jogadores são tão endeusados e outros não. Talvez o fato do futebol ter virado um grande negócio ajude a explicar a supervalorização de alguns nomes em detrimento de outros, especialmente os nascidos na Europa.

Outros 2 que não me descem;Ballack e Ibrahimovic(é assim que se escreve?). São 2 enganadores que nunva vi decidirem jogos decisivos apesar da fama que carregam, tanto que o Barcelona, que não tem patrocinador na camisa e por isso leva o futebol a sério, contratou o Villa que é bem melhor que o esquisito "Ibra"( antes já haviam rifado o superstimado islândês Gudjhosen que "brilhou" no Chelsea). Tirando o Barça, todos os outros grandes clubes da Europa colocam os negócios em primeiro lugar, os grandes clubes ingleses por exemplo, não tem ingleses no comando. São magnatas russos e americanos que colocam dinheiro lá, e pra isso investem em jogadores por vezes obscuros de várias partes do mundo para ter audiência global e por efeito, lucrar mais.
Lembro que o Man. United entrou em campo na final da UCL contra o Barcelona em 2009 com Park de titular e Tevez no banco. Qualquer criança sabe que o argentino é mil vezes melhor que o coreano, além de mais malandro em se tratando de final de campeonato. Mas o clube inglês é dirigido por um americano rico, que quer mais é saber de lucrar com o rico mercado oriental. O resultado do jogo todo mundo sabe qual foi.
Quem pesquisar o assunto verá que muitos torcedores europeus não gostam da atual fase de seus clubes que só pensam em negócios. Alguns torcedores do Man. United mesmo, fundaram um clube independente em protesto depois da chegada do tal americano aos Red Devils. O clube começou na décima mas já está na oitava divisão. Pelo menos é digno.

Claro que não sou ingênuo de não saber que na Copa do Mundo há muitos interesses. Seleções fracas como Honduras e Nova Zelãndia estampam grandes marcas de material esportivo na camisa, além de outras marcas. Basta observar que após 2 rodadas, apenas 1 seleção já estava eliminada. Todas as outras 31 ainda tinham chances, afinal todo mundo joga na retranca, com medo de perder e ter que dar explicação aos patrocinadores.
Mesmo assim é na Copa que a gente vê o quanto que certos jogadores badalados são apenas jogadores comuns. Afinal a disparidade entre os grandes clubes europeus e os médios e pequenos, praticamente não permite zebras, salvo uma excessão ou outra. Jogar contra Wigan, Siena, Valladolid e similares é muito fácil, quero ver jogar contra seleções cujos jogadores dão o máximo pela alegria de seus nem sempre importantes países.

Isso também acontece aqui no Brasil. Só que na maioria das vezes não é por interesses financeiros e sim pelas paixonites clubísticas da mídia. Qualquer jogador meia-boca de time paulista ou carioca que faz 2 gols num jogo, já é elevado a craque, se fizer em outro jogo já querem levar pra seleção. Aí depois o cara volta ao normal e a mídia diz que não vingou ou que se perdeu. Como perder o que nunca foi? Querem exemplo? alguns jogadores atuais do Palmeiras como Cleiton Xavier e Diego Souza, que a mídia tratou como craques enquanto eles calçavam os sapatos da cinderela. São e sempre foram apenas 2 bons jogadores, nada mais do que isso. Lembram do Lenny que fez 3 gols num jogo pelo Fluminense? pra mídia carioca já era craque, cadê ele mesmo?
O cara diferenciado quando surge, surge de vez, como Ronaldo e Messi, que ainda antes dos 20 anos já davam espetáculo em grandes clubes.

Enfim , é assim que eu vejo o atual e estranho cenário do futebol no mundo. Onde os mais diversos interesses embaçam a visão do torcedor menos atento.
Quem discordar de tudo que eu disse, eu respeito a opinião, claro. Mas joguem uma bola pra cima e mandem o "Ibra", o Ballack e o Rooney dominarem e fazerem 50 embaixadinhas... duvido que consigam. Aposto mais num cara que tem aqui na minha rua. Outro dia ele fez 100.

Tá parecendo blog de futebol né, calma leitores anti-futebol, é a Copa, depois passa.

2 comentários:

  1. Por mim pode continuar com os posts sobre futebol. Hahaha' Já tô ficando com abstinência da Copa do Mundo antes mesmo dela acabar!
    Hahaha'

    ResponderExcluir
  2. Poia é, como diria o grande Garrincha após vencer a Copa de 1958:" que campeonatinho mais mixuruca não tem nem segundo turno"

    ResponderExcluir

Quem não tiver perfil no blogger/google, clique na caixinha e selecione a opção anônimo. Podendo se identificar no corpo da mensagem. Abraços!