quarta-feira, 9 de junho de 2010

Pitacos da Copa - Os que vão a forra

Agora vou falar do segundo escalão, que deve render mais do que o primeiro inclusive, composto por boas seleções, algumas até tradicionais, mas que ainda tem muito a provar para se estabelecer entre as potências mundiais. E a Copa claro, é o lugar ideal para produzir tal efeito.
Com vocês, as seleções que vão a forra nesta Copa do Mundo:

Espanha - o melhor time no papel. Com a base do Barcelona e mais alguns destaques, tem como maior adversário a si própria, porque o complexo de naufragar nas horas decisivas assombra a Fúria desde quase sempre. O título da Eurocopa ajudou a contrariar a regra, mas o fracasso na copa das confederações, fez o fantasma ressucitar. Qual dessas 2 Espanhas irá prevalecer? a resposta está nos pés de Xavi, Iniesta, Fabregas,Torres, Villa, Pedro... é muito jogador bom num time só, mas precisa confirmar em campo.

Holanda - ao lado da Espanha, é a melhor da Europa na atualidade. O time laranja apresenta o seu futebol de sempre, unindo qualidade técnica, rapidez e objetividade no ataque, mas assim como outras gerações talentosas, a defesa vacila de vez em quando. Mesmo caso da Espanha: será que vão jogar como nunca e perder como sempre? os ótimos Sneijder, Van Persie e Robben vão conseguir o que as gerações dos craques Cruiff e Van Basten não conseguiram? a conferir.

Portugal - não sei se é impressão minha, mas C.Ronaldo não parece muito animado com esta copa, se isso for verdade, as chances de Portugal finalmente se firmar entre as potências, vão recair no vestígio de trabalho que Felipão fez nos anos que comandou a seleção das Quinas. O gaúcho ensinou os portugas a jogar com fibra, ou jogar que nem homem, se preferir. Coisa que sempre faltou para o futebol lusitano. Ah, o bom Nani se machucou e está fora. Acho melhor eles pegarem os velhos cadernos com as anotações para a Copa passada. Outro ah!, meu conterrâneo Liedson deve ser o destaque do time no mundial.

México - seleção tradicional, já sediou 2 Copas, sempre joga direitinho, boa técnica, futebol parecido com a escola sulamericana, mas sempre nada, nada e nada. Acho que o dia que os mexicanos adquirirem a famosa "pegada", vão poder sair da posição de coadjuvantes, bons coadjuvantes, mas nada além disso. Se fosse eles, contratava o Felipão.

EUA - há muito tempo que os americanos não são mais bobos no futebol, vem evoluindo cada vez mais, apesar do futebol estar longe de empolgar o povo Yankee. Eliminaram a Espanha e quase derrotaram o Brasil na final da copa das confederações, o que dá uma medida de seu atual estágio. Agora é a hora de dar um passo a frente, será que a seleção liderada pelo bom jogador Donovan, terá capacidade pra isso? podem não ir tão longe, mas que vão aprontar eles vão, a Inglaterra que se cuide.

Paraguai - há tempos que os paraguaios são a terceira força do continente, as boas campanhas nas últimas 2 eliminatórias evidencia isso. Mais uma que tá na hora de dar um passo a frente depois de disputar várias copas seguidas. Infelizmente, o habilidoso gordinho Cabañas, ídolo dos flamenguistas, não vai a Copa por motivos que todos conhecem. Mas há outros jogadores que podem fazer a diferença como o argentino naturalizado Barrios. Aposto que vai ser a primeira classificada do seu grupo.

Uruguai - o patinho feio dentre os campões mundiais. A Celeste tenta recuperar seu prestígio perdido há muito tempo. Para tal, continua apostando nos gols de Forlan e "El Loco" Abreu, dois bons atacantes, embora ache que o técnico vacilou em não levar o bom meia Cristián Rodriguez, que estaria suspenso para os 2 primeiros jogos do Mundial. Alguém precisa avisar a ele que quem quer voltar a ser grande na Copa tem que fazer 7 jogos. Mas tenho a sensação que eles vão fazer uma boa Copa assim mesmo, mas talvez ache isso porque simpatizo muito com o futebol uruguaio.

Gana, Camarões e Nigéria - as 3 grandes do continente negro, as 3 seleções africanas que mais exportam jogadores para a Europa, as 3 já venceram torneios mundiais como Copas sub-17 e sub-20(não foram poucas) e medalhas de Ouro olímpicas no futebol. Ou seja, é justamente de uma dessas 3 que se espera que o futebol africano finalmente se firme como grande força no cenário mundial. Só que ganenses e nigerianos já perderam suas maiores estrelas por contusão (Essien e Mikel, respectivamente). Mas Eto'o ainda está inteiro pelo menos. Enfim, jogando a Copa"em casa" é a chance de ouro deles, de finalmente amadurecer e peitar os Europeus e os Sulamericanos. E podem ter certeza que vão dar o máximo para isso acontecer.

É isso aí, amanhã tem mais, falta o grupo das possíveis surpresas e o grupo dos turistas, até Sexta-Feira termino. Tá chegando a hora, a geladeira já tá cheia...

Um comentário:

  1. para mim foi td pitaco. o futebol dessa copa deixou mt a desejar. a espanha foi campeã mas ainda sim o futebol deles é bem chato. mas ressalto apenas gostar da uniao do time espanhol, do toque consciente, isso eu gostei de ver, só!

    http://www.nervozero.co.cc/

    ResponderExcluir

Quem não tiver perfil no blogger/google, clique na caixinha e selecione a opção anônimo. Podendo se identificar no corpo da mensagem. Abraços!