terça-feira, 15 de junho de 2010

Pitacos da Copa - Sem choradeira por favor

É hoje o dia da estréia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2010, e com ela, todos aqueles rituais que já sabemos de cor. Bandeiras e adornos verde-amarelos por todos os cantos, pressão e expectativa por resultado positivo etc. e tal. Já tinha dito no post inicial sobre a Copa que não iria me atrever a definir o que é a Copa do Mundo para os brasileiros, mas as vezes fico pensando como seria nosso comportamento se a “emissora oficial” tivesse um outro comportamento.
A verdade é uma só: quase todo mundo assiste a Globo e só muda de canal vez por outra, principalmente quem acompanha futebol. Dando um chute melhor do que o que temos visto na Copa, acho que uns 90% das pessoas são influenciadas pela “vênus platinada” ainda que muitos destes não admitam, na verdade muitos nem sabem disso.

E porque estou falando tudo isso? Ora, por causa de coisas como: “o nosso esporte é torcer pelo Brasil”, “aumenta a ansiedade em todos nós pela estréia da seleção”, “vamos ficar todos ligados torcendo pelo Brasil na Globo”. Todas as frases em primeira pessoa do plural, como não se empolgar hein. Com todo esse clima e lavagem cerebral, é muito difícil não se contagiar, e produzir aberrações como as empresas e lojas do comércio fazerem fardas verde-amarelas para os funcionários( acho legal enfeitar a rua mas fardinha verde amarela é demais). Aí depois a seleção perde e seus integrantes são intimados e obrigados a dar conta de toda essa expectativa frustrada. E o curioso é que quem mais se empolga com o “clima de Copa” é justamente aquelas pessoas que não se ligam muito em futebol.

Futebol é legal, torcer é legal, Copa do Mundo é muito legal, torcer na Copa do Mundo seja pra quem for, também é muito legal. Mas vamos parar de encarar isso como uma batalha de vida ou morte pela soberania nacional, é apenas um jogo, um esporte, que verdade seja dita mexe com diversos sentimentos, mas no fim das contas é só isso, um jogo. Aí vem a frase arrasa-quarteirão também propalada pela turma do plim-plim: “Vamos em busca do sonho do hexa”.Sonho do hexa? Sério? Por acaso quando o Brasil ainda não era nem campeão, já se sonhava com o hexa? Ou este é só um sonho criado de forma oportunista, após o penta. Quando o Brasil ficou 24 anos sem vencer a Copa, até entendíamos um “sonho do tetra”, mas só que das últimas 4 Copas, chegamos a final de 3 ganhando 2., portanto não há motivos pra tanta pressão, expectativa e desespero. Se o Brasil ganhar ótimo, afinal apesar de tudo, reconheço que o futebol é um dos nossos poucos motivos de orgulho perante o mundo. Mas se o Brasil sair na primeira fase por exemplo(estou com essa sensação não sei porque). Não há motivos para catastrofismo, afinal perdemos em um esporte que ainda somos os melhores e mais vencedores, pelo menos até a próxima Copa.

Pois é cambada de Zé Batalhas que nem eu. Torçam, gritem, preparem os petiscos e as louras geladas, tudo isso é válido e eu também faço. Mas se os nossos Brazucas não se derem bem, economizem na choradeira, porque com certeza, teremos mais motivos para chorar. Este ano ainda. Vamos tentar nos libertar de certas más influências por favor. Ah, e a música Brazuca segue como nossa trilha sonora.

4 comentários:

  1. Oi peixinho, estou de volta....rs
    Apesar da vitoria, odiei o jogo, achei que jogamos mal...... se continuar assim, sei não viu?
    Beijos querido.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com todo seu discurso sobre futebol, é engraçado como o povo fica nacionalista de quatro em quatro anos. Mas na quastão da globo, eu acho que existe um mídia manipuladora, que não é exclusivamente global... E não poderia ser difente já que o jornalismo é a arte de argumentar. A diferença é que a globo está mais em foco, mas a manipulação também só acontece em quem não tem exercitado o censo de interpretação... que é, infelizmente, a maioria esmagadora.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do blog brother...Virei seguidor já..

    Visita o meu la e segue tbm..

    http://aioscaras.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Quem não tiver perfil no blogger/google, clique na caixinha e selecione a opção anônimo. Podendo se identificar no corpo da mensagem. Abraços!