segunda-feira, 8 de março de 2010

Hipocrisias futebolísticas

Ah, o futebol...


Adoro futebol, mas adoro como esporte para se praticar,assistir,acompanhar,apreciar, torcer e tal. Não para plantar e colher fanatismos exagerados.
Mas o futebol no Brasil tem essa coisa mambembe profissional passional, vendida sob rótulos pela emissora oficial e imprensa de modo geral. Aliás os jornalistas esportivos são o que há de pior no esporte, alimentam fantasias desnecessárias dos torcedores, inventam rivalidades, transformam jogadores em heróis,em semideuses,faturam muito com isso, e quando enjoam, “metem o pau” nos caras, e faturam mais um pouco em cima disso. Os principais jogadores da seleção na última copa que o digam.

A maioria das pessoas acham que futebol se resume aos 90 minutos, que um jogo não traz causas e conseqüências para todos os envolvidos ali. Costumo dizer que o futebol, aliás o esporte de modo geral,é a novela da vida real.Os jogadores profissionais são de carne e osso, não são deuses como a imprensa tenta passar, eles riem,choram,mandam ir a merda,bebem, saem, curtem, brigam com parentes igual a gente normal. São apenas pessoas, apenas jogadores de futebol, não podem e não devem carregar responsabilidades de heróis. Ou pior ainda, carregar o peso das frustrações pessoais de milhares e/ou milhões de torcedores.

Aí surge a hipocrisia. Um conhecido jogador da Seleção Brasileira e do Flamengo, Adriano, briga com a mulher como tantos de nós, perde a cabeça como tantos de nós. E claro, os jornalistas caem em cima do cara. Aí vem o goleiro colega de clube dele, o Bruno, e diz que muitos de nós que são casados as vezes passamos por coisas parecidas, que em “briga de marido e mulher ninguém mete a colher”, e aí se diz que o goleiro deu declaração infeliz. Mesmo? Isso não acontece com ninguém não é? Nem com jogador de futebol? Ou só com jogador de futebol?Torcedores e jornalistas não brigam nem fazem besteiras né?

Acordem, futebol é uma das coisas mais legais que a humanidade inventou, mas lembrem-se que 90% dos jogadores ganham muito mal, ganham salários mínimos escondidos em pequenos clubes interior afora, não tem vida glamourosa,não tem jornalista paparicando ou querendo derrubá-los, são pessoas comuns. Queria saber se alguém liga se Bibinho do Longínquo Futebol Clube lá do interior a 500km da capital, brigar com a mulher ou fizer algo parecido.
Haja hipocrisia, haja jornalistas esportivos... deixem os caras jogar em paz.

“O futebol é a mais séria de todas as coisas não sérias”
By Nelson Rodrigues

4 comentários:

  1. Finalmente alguém que pensa igual a mim!

    http://maylopez.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. E isso vai além, não só com jogadores de futebol, mas acredito que qualquer pessoa que esteja em "primeiro plano" que esteja na mídia em si é altamente cobrado, criticado, até mesmo supervisionado e quem tá de fora espera que o cara seja perfeito. É assim com os jogadores de futebol (ainda mais em ano de copa do mundo), é assim com artistas e até mesmo com esses outros que aparecem em programas populares ... tá na TV é ser perfeito? parece que sim, porque é o preço que se cobra.

    ResponderExcluir
  3. Oi, passeando achei seu blog, muito bom, estou te seguindo pra vir mais vezes ok?
    Te convido a conhecer meus blogs tb, estão no meu perfil o link.
    Beijos eum bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. HUAHUAUAHAUHAUAHUAHU' 8D
    realmente, nesse artigo!
    vc tá certo!
    *-* te seguir como prometido no FÓRUM do Blogger do orkut! :D

    x3 continue assim'

    ResponderExcluir

Quem não tiver perfil no blogger/google, clique na caixinha e selecione a opção anônimo. Podendo se identificar no corpo da mensagem. Abraços!