quinta-feira, 25 de março de 2010

Troféu Dodô e Osmar - Jabá rolando...

Vamos lá jabá, anteontem rolou a premiação do Troféu Dodô e Osmar do jornal A Tarde, espécie de Oscar do carnaval de Salvador, premiação bacana, dá um caráter mais oficial do que pesquisas feitas por emissoras de TV durante a folia. Porém, como tudo que cerca o mundo do Axé Music desde que essa se industrializou, o quesito artístico é relegado a segundo plano, e a premiação apenas segue o bonde dos mais queridos da mídia e do público imediatista modista, de acordo com trabalhos de marketing feito pelas produtoras dos artistas. Mas a premiação tem também muitos pontos altos e parece disposta a tentar fazer diferente. Aguardaremos. Bom, vamos a primeira parte da lista de premiados e conseqüentes (e inconseqüentes) observações deste que vos bloga.

Melhor Bloco Barra/Ondina –
Nana Banana – porque não o Me Abraça? é, quem não tem tu, vai tu mesmo...mas que saudade de ver blocos como o Cheiro de Amor das antigas,com suas fantasia legais e características próprias,hoje é tudo igual num pedaço de tecido azul ou vermelho. As centrais acabaram com a criatividade e originalidade dos blocos. Hoje em dia tanto faz Papa, Cocobambu ou Camaleão, são apenas nomes, marcas.
Melhor Bloco Avenida
Coruja – idem ao anterior, com o agravante de que os concorrentes desta categoria, estão cada vez menos interessados em desfilar na Avenida.
Melhor Bloco Infantil
Algodão Doce - categoria legal, a gurizada merece, e os donos/produtores desses blocos também, não deve ser fácil colocar crianças na rua em pleno carnaval, enorme responsabilidade.
Melhor Bloco de Samba
Alerta Geral – eu saí no Alerta, isso quer dizer que ganhei também, com certeza os meus passos de samba foram fundamentais para o prêmio, quem me conhece sabe disso...
Camarote Mais Bonito
Salvador – devia ter um prêmio para melhor camarote alternativo ou improvisado, tipo na sacada de um prédio, sério.
Camarote Mais Animado
Nana Banana – como se mede a animação de um camarote? Com um animotrômetro? –
Melhor Projeto Visual de Trio
Claudia Leitte – Categoria bacana, a invenção Trio Elétrico tem que ser valorizada mesmo.Só não lembro do trio de Claudinha, mas deve ter sido bom mesmo, pra ganhar.
Melhor Percussionista
Cara de Cobra (Banda do Bem) – não sei bem quem é, mas deve ser bom músico, porque a banda é realmente muito boa, só o nome da banda que é politicamente correto demais.
Produção de Moda de Artista Feminino
Ivete Sangalo – ah, a dos bichinhos da Parmalat né, que categoria é essa ?!
Produção de Moda de Artista Masculino
Denny – que categoria é essa ? parte 2, dá pra imaginar o Ninha concorrendo e ganhando um prêmio desses? O lance dele é soltar o vozeirão e pronto. Denny é muito bom cantando,mas as vezes faz pose demais, por isso:volta Ninha, pra cantar junto com Denny.
Axé pra Você
Camarote Expresso 2222 - não sei do que se trata a categoria, mas o trio Expresso 2222 devia voltar.
Carnabusiness
Caco de Telha - o prêmio mais importante da noite, business, business, é tudo business!
Melhor Grupo de Pagode
Parangolé – humm, se é pra escolher um, Psirico é melhor, foi melhor no carnaval, mas como já teve a sua vez, tem que voltar para o fim da fila, que agora é a vez de outro... o negócio é organizado, mais organizado que a fila do desfile dos trios.
Cantor Revelação
Keno (O Báck) - Sinceramente, não sei o que escrever, comentar, pensar...acho que esqueceram o significado da palavra cantor.
Cantora Revelação
Maristela Muller – quem?
Banda Revelação
O Báck – puxaram que bloco mesmo? Queria saber, isso sim seria uma revelação.
Melhor Puxador de Bloco
Saulo Fernandes (Banda Eva) - Justo, justíssimo, a única coisa legal no lado A do Axé Music nos últimos tempos.
Melhor Cantor
Léo Santana (Parangolé) – é, definitivamente esqueceram o significado da palavra cantor. Enquanto isso, o grande Jauperi não puxou um trio sequer, também quem manda ser talentoso invés de bombado marombado.
Melhor Cantora
Ivete Sangalo – se houvesse prêmio para melhor marketeira, ela era hours concours(vide que sua produtora não ganhou como melhor business a toa), a moça é bonita, canta bem, tem músicas legais, mas é só isso. Uma boa cantora e mais nada, não é nenhum fenômeno artístico, nada que a difira muito de seus pares Daniela e Margareth, por exemplo, mas como o Axé Music prefere não se misturar com esse negócio de música né, preferem negócios apenas, então tá tudo certo. Mas nem sei se devo dizer essas coisas, tenho medo dos seus fãs/seguidores xiitas...
- Melhor Música
Rebolation (Composição: Léo Santana e Nenel) – uma dúvida: melhor música ou mais tocada? ou mais incensada ,ou mais empurrada goela abaixo pela mídia?

Tem certas coisas na cultura carnavalesca da Bahia que precisam ser repensadas, ou escancaradas de vez, porque esse papo da maioria dos artistas/empresários, de carnaval do povo, pelo povo e para o povo da Bahia, já não engana tanto assim. Enfim, continua...

2 comentários:

  1. Ah tinha que ser o rebolation.......pq rebolation eh bommmmmm bommmmmmmm...... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Carnaval na Bahia é tudo de melhor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei todos os comentários... olhar critico e sincero!! Parabéns!

    ResponderExcluir

Quem não tiver perfil no blogger/google, clique na caixinha e selecione a opção anônimo. Podendo se identificar no corpo da mensagem. Abraços!